VOCÊ É VELHO OU IDOSO? - Texto de Adelindo Kfoury

Imagens: internet

VOCÊ É VELHO OU IDOSO?

A população mundial está sendo composta por gente chegando à velhice com tamanha força de vida que, pela primeira vez na história, o número de idosos vai ultrapassar o de crianças (indivíduos considerados até 14 anos) registrando-se pessoas com mais de 60 anos chegando a dois bilhões até 2040. Conforme estudos da ONU, também constatamos previsões interessantes quando diz que desde 1950 a expectativa de vida no planeta aumentou 30 anos. A população mais velha está ficando ela própria mais velha, e os mais velhos entre os mais velhos – o grupo de 80 anos – são aqueles cujo número mais cresce, perfazendo hoje 12% dos acima de 60 anos, projetando então que por volta de 2050, 21% dos velhos terão 80 anos ou mais, e o número de centenários irá crescer acentuadamente, passando dos aproximadamente 320 mil de hoje para cerca de 3,2 milhões... Acredito com boa margem de segurança que o resultado do censo ora em curso desenvolvido pelo governo brasileiro, vai nos mostrar realidades intrigantes.

Posso parecer um sentimental fora de época, mas continuo convicto ser o sentimento dentro de nosso coração que faz a distinção entre VELHO e IDOSO. Embora muitos insensíveis vejam essas duas palavras, como sinônimos. Para mim IDOSO é aquele ser humano que chegou a determinada idade, e, embora com capacidade para produzir, a Lei e as boas famílias lhe asseguram um descanso alegre, com liberdade e muito amor. VELHO é aquele ser humano que chegou à determinada idade e, embora lúcido, capaz de ainda produzir, é jogado entre quatro paredes pelos filhos, que só conseguem encontrar defeitos naquele que é exemplo de experiência e amor; IDOSO é aquele que é encontrado nos principais locais da cidade, alegre, vendendo saúde, com muita vontade de viver mais e mais!

VELHO muitas vezes ocupa uma residência de luxo, finamente decorada, mas gelada, igual ao sangue que corre nas veias de seus “algozes”. IDOSO participa das reuniões familiares, fala muito, conta histórias, dá conselhos e é amado por todos que tentam cada vez mais estarem ao lado da pessoa tão preparada pela vida. VELHO está à margem do que acontece num lar, sendo encontrado ao lado de um fogão, ou mesmo confinado num quarto, enquanto ali acontecem grandes reuniões.

IDOSO tem vontade de votar, embora a Lei faculte o direito de não mais necessitar exercer este dever cívico. VELHO é quem está louco para que a vida termine, nem sabe o que se passa pelo Brasil ou pelo mundo, usufruindo quando muito a companhia de um rádio ou uma televisão...

*************************************************

Conselho do Idoso de Itabuna homenageou Adelindo Kfoury foto divulgção

Adelindo Kfoury ao receber pelas mãos de Nilza Coutinho, presidente do CONSELHO MUNICIPAL DO IDOSO, placa em homenagem pelo seu trabalho como escritor e maior historiador itabunense.

  • jose souza

    Conheci Dantinhas e Adelino.
    Posso aformar que Dantinha era mais alto e uma pessoa muito mais simples.
    ate hoje eu posso escutar a sua voz nos meus ouvidos. Dantinhas foi um exemplo raro de simplicidade e humildade pra uma geracao que teve o previlegio de conhece-lo.
    eu tive esse previlegio.
  • Eglê Santos Machado

    EU TAMBÉM, MEU CARO JOSÉ SOUZA CONHECI DE PERTO O DANTINHAS, QUE FOI UM GRANDE AMIGO DO MEU ESPOSO. ACHO-O TAMBÉM O MAIOR HISTORIADOR, ALIÁS TUDO O QUE TEM POR AÍ SOBRE A HISTÓRIA DE ITABUNA DÁ PARA PERCEBER QUE NASCEU A PARTIR DO LIVRO "DOCUMENTÁRIO HISTÓRICO ILUSTRADO DE ITABUNA" DE AUTORIA DE JOSÉ DANTAS DE ANDRADE. ACONTECE QUE NOSSO DANTINHAS AINDA EM VIDA PASSOU OS DIREITOS AUTORAIS DA SUA OBRA PARA OUTREM, EM VEZ DE DEIXAR PARA OS FILHOS. UM DOS SEUS FILHOS, O SR. ROBERTO DANTAS, ENTROU NESTA REDE SOCIAL, DIZENDO-SE COM O OBJETIVO DE RESGATAR A MEMÓRIA DO SEU PAI. FOI ACOLHIDO AQUI NA R/SIC COM GRANDE ALEGRIA POR PARTE DA ADMINISTRAÇÃO. PARA RESUMIR A HISTÓRIA, O SR. ROBERTO DANTAS ENTROU COM UMA FORÇA ENORME QUE LOGO FOI ARREFECENDO, MINGUANDO, SE DETERIORANDO, ATÉ ABANDONAR DE VEZ O PLANO DE "RESGATE". POR FIM, DEPOIS DE ABORDAR DURANTE SEIS MESES NO SITE VÁRIOS ASSUNTOS, MUITO BONS, MAS QUE NADA TINHAM A VER COM DANTINHAS, SE CANSOU E ABANDONOU A REDE. FOI FAZER POLÍTICA PARTIDÁRIA NOUTRAS PARAGENS, JÁ QUE AQUI O REGULAMENTO NÃO PERMITE. MAS, SE TE INTERESSAS PELA CAUSA DE DANTINHAS, BEM QUE PODERIAS TENTAR ALGO PELA MEMÓRIA DELE. R/SIC ESTÁ À TUA DISPOSIÇÃO. R/SIC PODERÁ SE TORNAR TEU PALANQUE EM PROL DE DANTINHAS. FIQUES À VONTADE!... EM TEMPO: PRIMEIRO DEVERÁS POSTAR TUA FOTO DO PERFIL, OK?